Buscar
  • FastMedic

Equipe técnica do Ministério da Saúde visita serviços de saúde em Uberlândia (MG)

Profissionais conheceram práticas exitosas adotadas na Atenção Primária à Saúde e que podem qualificar experiências de outras regiões do país


Fonte: https://aps.saude.gov.br/noticia/9836

Imagem: Valter de Paula


A troca e o compartilhamento de saberes são importantes ferramentas para potencializar a gestão do SUS. Por isso, técnicos do Ministério da Saúde estiveram em Uberlândia, na quarta-feira (9), para conhecer práticas exitosas aplicadas na Atenção Primária e, a partir disso, elaborar ações para qualificar os processos de trabalho de equipes em outras cidades com características semelhantes ao município mineiro. O foco do trabalho foi acompanhar as ações da planificação da Atenção à Saúde  implantadas em Uberlândia, como a organização dos processos nessas unidades e a integração da atenção primária e da atenção ambulatorial especializada no cuidado de usuários com condições crônicas (hipertensão, diabetes, gestantes, doenças reumáticas). A convite do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), a comitiva visitou a Unidade Básica de Saúde São Jorge II e III, a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) São Jorge e o Hospital e Maternidade Dr. Odelmo Leão Carneiro. Durante a visita, foi apresentando o trabalho da atenção contínua e autocuidado apoiado dos pacientes diagnosticados com diabetes e hipertensão. Nesse modelo desenvolvido, o acompanhamento é feito com base numa estratificação daqueles que estão em situação de alto risco dessas doenças e requerem uma atenção maior. A consulta é feita em conjunto entre paciente e vários especialistas. Depois de passar pela análise dos profissionais, é criado um plano de cuidados, que será monitorado pelos profissionais da unidade de referência do paciente. De acordo com a secretária-adjunta da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, Daniela Ribeiro, a agenda contribuirá para o fomento de estratégias e ações nos serviços da APS em outros estados. “O modelo de atendimento de Uberlândia é de excelência e merece esse reconhecimento. O trabalho realizado é resultado da busca, do acompanhamento e da oferta de cuidado às pessoas atendidas nos serviços de saúde. O Ministério da Saúde quer contribuir para divulgar as estratégias pensadas por essas equipes, pois elas poderão colaborar para o desenvolvimento de ações em outras gestões municipais”, pontuou. Para a substituta da diretora do Departamento de Saúde da Família do Ministério da Saúde, Renata Costa, a possibilidade de integração entre a Atenção Primária e a Especializada mostra o compromisso da administração em obter maior resolução às necessidades dos pacientes da rede. “Ter esse trabalho em conjunto potencializa o cuidado da população e promove mais qualidade de vida. Não basta ter unidades bem estruturadas, mas precisa haver processos. E em Uberlândia percebemos que a rede consegue alinhar esses pilares. A cidade é um exemplo para outros municípios”, ressaltou.


Centro Colaborador

Desde 2019, a Secretaria de Saúde de Uberlândia foi escolhida pelo Conass para ser um Centro Colaborador: local de visitas de gestores e profissionais e centro de capacitação de facilitadores e tutores da Planificação da Atenção à Saúde. Os Centros Colaboradores têm o propósito de fortalecer e ampliar a cooperação técnica entre estados e municípios, facilitando informações e serviços, além de estimular e apoiar o treinamento e a pesquisa.

65 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

A Fast Medic – Gestão em Sistemas de Saúde tem como principal objetivo a eficiência da Gestão da Saúde Local e na qualidade de vida do cidadão.

Desde 2005 atuando no mercado governamental, possui sede em Curitiba / PR e presenças nos estados de São Paulo, Ceará, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, com uma equipe de profissionais altamente qualificados em Gestão de Saúde Pública e Desenvolvimento de Sistemas.

Rua Emiliano Perneta, 424, 18º Andar

CEP 80420-080 | Centro | Curitiba | PR

Ed. Top Center Executive

Fone (41) 3084-8700

  • Grey Facebook Ícone
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Instagram Ícone